Um dos maiores problemas dos smartphones é seu alto consumo de bateria. Diferente de um aparelho comum, que normalmente só precisa ser carregado uma vez por semana, ou a cada dois dias, um smartphone exige muito mais bateria.
Pense bem, um celular comum geralmente só é utilizado para telefonemas, troca de mensagens, escutar músicas e (dependendo do modelo) tirar fotos. Já um super aparelho Android, lhe possibilita curtir páginas no Facebook
, conversar com amigos no WhatsApp Messenger
ou decorar fotos utilizando os filtros do Instagram
.





Todas as dezenas de aplicativos que você instala no Android consomem muita bateria. Confira algumas dicas que o Superdownloads separou para prolongar sua carga e economizar bateria.
Verifique a carga da bateria
Para começar a economizar, primeiro você deve saber quanto de bateria seu aparelho costuma usufruir. Com o Bateria - Battery
você consegue visualizar na barra de notificações o percentual da carga da bateria, além de mostrar quais recursos estão consumindo mais energia.

Outra opção para monitoramento avançado é o Battery Doctor. Nele, além de visualizar a carga da bateria, você também consegue averiguar quanto cada aplicativo aberto consome. É possível ajustar o aplicativo para avisar caso a bateria esteja acabando, para que assim você possa fechar os aplicativos que estão consumindo mais carga.

Atente-se a temperatura do dispositivo
A Temperatura do aparelho afeta o rendimento da bateria. Frio ou calor demasiado pode danificar a bateria, evite deixar o aparelho exposto ao sol, ou em temperaturas muito baixas.
Para verificar a temperatura do aparelho utilize o Battery Indicator. Com ele, além de averiguar as constantes mudanças de temperatura do aparelho, você também confere quantidade de carga e status da bateria.

Gerenciar aplicativos
Os apps que você instala no celular são um dos principais consumidores de energia. Uma boa alternativa para administrá-los é utilizando o JuiceDefender - battery saver. Nele, você consegue gerenciar de forma transparente a maioria dos componentes que consomem mais energia no dispositivo, entre eles a conectividade 3G/4G e WiFi. No aplicativo, você também encontra perfis de uso para diferentes tipos de tarefas, entre eles: "Balanceado", "Agressivo" e "Extremo".

Ele também possibilita desligar os aplicativos automaticamente, caso consumam muita energia, o que mantém o consumo de bateria sobre controle. Além disso, ele também permite agendar eventos de sincronização, habilitar e desabilitar a conectividade de aplicativos específicos e desconectar a WiFi dependendo da localização do aparelho.
Desativar conexão sem fio
Apesar de oferecer suas vantagens pela velocidade e por consumir menos bateria, deixar o WiFi ligado sem estar conectado só consumirá bateria a toa. Para gerenciar as propriedades da rede sem fio é aconselhável instalar o WiFi Manager.

Com ele, você consegue encontrar facilmente as redes Wifi mais próximas, aprimora a qualidade de transmissão e descobre pontos de conexão. Com os gadgets disponíveis no app, você consegue rapidamente habilitar/desabilitar a conexão wifi, com apenas um toque no ícone do programa.
Aproveite também para desligar o Bluetooth, 3G e GPS caso não esteja os utilizando.
Desligue o GPS
A regra para economizar energia é clara: se você não está usando, desligue. Por exemplo, o Maps utiliza o posicionamento do GPS e a localização da rede para identificar o local de acesso. Mas se você não está utilizando o GPS no carro, ou não está perdido na rua, não há porque mantê-lo ativado.

Retire alertas vibratórios
Os alertas vibratórios do celular consomem muita bateria do aparelho. Se quiser economizar bateria retire inclusive o feedback das teclas ao digitar (padrão no Android). Não há razão para deixar o alerta vibratório, quando você pode optar pelo sonoro.
Ajuste o tempo para desligar a tela do celular e as configurações de brilho
Programando a tela do celular para apagar automaticamente, você elimina o uso excessivo da bateria para a atividade. Outra dica também é diminuir o brilho na tela.
Deixe o flash em automático
O Flash da câmera do celular também contribui para o gasto de bateria. Se você está em um local bem iluminado, não é necessário utilizar o flash para capturar boas fotos. Prefira deixar o Flash em automático, assim à câmera reconhece a iluminação ambiente, faz os ajustes necessários e só utiliza o flash se necessário.
Desligue as sincronizações automáticas
Aplicativos como o do Facebook, Gmail e Twitter
, possuem opções de sincronização automática. Essas opções também consomem muita bateria. Altere as propriedades no seu celular para atualizar com menos frequência e com espaços mais longos entre elas. Por exemplo: atualizar o Facebook, 1 vez por dia e o email a cada 3 horas. Para isso, acesse: "Configurações>Contas & Sincronização".

Manere nos Live Wallpaper
Apesar de bonitos, os Live wallpapers são verdadeiros sanguessugas de bateria. Se for para economizar energia é melhor optar por uma versão estática.
Elimine Widgets desnecessários
Pense bem, quantas vezes você ao dia você utiliza o widget de Previsão do Tempo, Tráfego ou Notícia? Esses aplicativos requerem conexão constante com a internet, logo consomem bateria. Se você não os utiliza com frequência elimine-os do smartphone.
Seguindo essas dicas, você já vai conseguir economizar bastante bateria. E você, conhece algum truque para prolongar a carga? Conte para gente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário